Emoções contidas intensificam drama sobre demência
O corpo nu de Colin Firth dormindo de conchinha com o carequinha Stanley Tucci é uma imagem que pode atrair quem se interessa por romances gays, assim como pode repelir os que não querem ver homens se beijando.
“Memórias de um Amor”, no entanto, é um tipo de filme que ultrapassa as restrições dos rótulos. O segundo trabalho na direção do britânico Harry Macqueen trata de companheirismo, de cuidados e de perdas. É um filme sobre maturidade e finitude.
Sam (Firth) e Tusker (Tucci) partem em viagem num velho trailer, um dos tantos sinais de partilha e de solidez que o filme usa para representar esse relacionamento de mais de 20 anos.
Não se trata, no entanto, de uma viagem de recordação nem de celebração. Tusker foi diagnosticado com demência, e este talvez seja seu último encontro com a família e com amigos, antes de perder a noção de quem é.
Como a situação já é demasiado dramática, Macqueen nos poupa dos sentimentos transbordantes. Sua opção pela sobriedade ganha a cumplicidade dos dois protagonistas, que interpretam de forma recolhida e tensa. Assim como a natureza outonal, bonita sem precisar ser espetacular, que eles percorrem nesse “road-movie” lacônico.
“Memórias de um Amor” é filme para assistir em casa, que não precisa de pipoca, mas que combina muito com vinho ou chá.
“Memórias de um Amor”
Inglaterra, 2020, 93 min
Onde assistir: AppleTV – Google Play – YouTube Filmes
Se gostar, confira também:
“O Amor É Estranho” (2014)
John Lithgow e Alfred Molina formam um casal maduro que tem de morar separado quando o desemprego os força a vender o apartamento onde viviam. O diretor Ira Sachs também tinge seu melodrama com uma tonalidade melancólica que o torna universal.
Onde assistir: Amazon Prime Video – AppleTV – Belas Artes à la Carte – Google Play – Looke – Net Movies – YouTube Filmes
“Ella e John” (2018)
Helen Mirren e Donald Sutherland também embarcam num trailer neste “road-movie” que retrata os perrengues do envelhecimento, mas com doçura em vez de amargura.
Onde assistir: AppleTV – Claro Video – Google Play – Netflix – Now – YouTube Filmes
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube