Ciclos celebram os 90 anos de ‘Limite’
“Limite”, filme único em mais de um sentido, completa 90 anos. Obra de vanguarda plástica e narrativa realizada por Mário Peixoto aos 21 anos, “Limite” foi exibido pela primeira vez em 17 de maio de 1931, antes de sumir do mapa.
O filme não foi lançado comercialmente e foi visto apenas em sessões fechadas ou mostrado a celebridades, como Orson Welles, que assistiu a uma apresentação exclusiva quando esteve no Brasil, em 1942. para filmar “It’s All True”.
No final da década de 1950, o processo de decomposição química da única cópia existente, em nitrato, acelerou o processo de mitologização de “Limite”. O filme tornou-se invisível, e sua grandeza não cessou de ser alimentada pela memória de seus espectadores.
Mas “Limite” sobreviveu graças ao empenho de Saulo Pereira de Mello, “espectador que”, segundo o crítico e historiador José Carlos Avellar, “se dedicou ao filme por inteiro, que preservou, estudou, restaurou, realizou sua paixão assim como nenhum outro espectador jamais conseguiu realizar com nenhum outro filme”.
Aos 90, “Limite” está mais vivo e influente do que a maioria dos filmes que ainda não fizeram 20.
Sua restauração foi patrocinada pelo World Cinema Project, fundado por Martin Scorsese, o Festival de Cannes o exibiu em 2007 em sua seção Classic e o filme hoje integra o catálogo da prestigiosa Criterion Collection.
“Limite” foi reconhecido, numa enquete feita pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) em 2015, como o mehor filme brasileiro de todos os tempos.
Em comemoração aos 90 de “Limite”, a Cinemateca do MAM-RJ e o CTAV programaram a exibição do filme e um conjunto de atividades.
Confira a programação:
Na Cinemateca do MAM-RJ
“Limite” : no Vimeo (disponível até 23/5)
Episódio 1 da série inédita “/lost+found” : no Vimeo (disponível até 18/5)
Debate Em Memória de Saulo Pereira de Mello – 17/5, às 19h : no YouTube
Debate Saulo e “Limite” – 18/5, às 16h : no YouTube
90 anos esta noite – masterclass de Denilson Lopes – 19/5, às 19h no YouTube
No CTAV
17/5
18/5
19/5
“SRTV 123: Cinemateca do MAM – Entrevista Joaquim Pedro De Andrade, Marcos Farias e Leon Hirszman”
20/5
“Limite, uma História de Amor entre Mangaratiba e Mário Peixoto”
21/5
“Exibição de Limite em Mangaratiba”
22/5
23/5
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube