Animação mostra o poder que perdemos para a tecnologia
Alessandra Lobato
A animação “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, dos mesmos produtores do premiado “Homem-Aranha: no Aranhaverso” tem comédia e emoção na medida certa. O filme conta a história da família Mitchell que resolve fazer uma viagem de carro antes da partida de Katie, a estranha no ninho, para a faculdade de cinema. Só que a ocasião é interrompida por um apocalipse das máquinas, após uma inteligência artificial se revoltar, revelando a dependência e veneração humana à tecnologia.
O diferencial da animação é a sensação de estar em uma rede social, os vídeos caseiros de Katie nos lembram os memes e trazem leveza e humor ao filme. O longa reflete sobre como a conexão com pessoas à distância ficou mais fácil, mas o vínculo dentro de casa não, o que traz cenas cativantes e cheias de emoção. Além disso, “A Família Michel e a Revolta das Máquinas” tem várias referências a filmes devido a paixão de Katie pelo cinema, verdadeiros “easter eggs” para cinéfilos.
Onde ver: Netflix
Gosta de identificar referências entre filmes? Veja alguns títulos que inspiraram o time de criadores de “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”.
“Everybody Dies in 90 Seconds”, primeiro curta de Michael Rianda, co-diretor de “A Família Michel e a Revolta das Máquinas”.
“Homem-Aranha: no Aranhaverso”
Os produtores Phil Lord e Christopher Miller são os mesmos do filme que venceu o Oscar de melhor animação em 2019.
Onde assistir: AppleTV – Google Play – Microsoft Store – Now – TeleCine – YouTube
Em “Tá Chovendo Hambúrguer” (2009), desenho escrito e dirigido pela dupla Lord e Miller, uma máquina também saía de controle.
Onde assistir: AppleTV – Claro Video – Google Play – Looke – Netflix – Now – YouTube
Lord e Miller escreveram o roteiro de “Uma Aventura Lego 2”, cujo vilão faz os mesmos tipos de maldades.
Onde assistir: Google Play – Looke – Microsoft Store – Now – TeleCine – YouTube
As bagunças dos Mitchell trazem ecos das trapalhadas em família de “Pateta – O Filme”
Onde assistir: Disney+
O exército de robôs de “O Castelo no Céu”, do mestre japonês Hayao Miyazaki, é outra imagem cuja influência aparece em“A Família Michel e a Revolta das Máquinas”.
Onde assistir: Netflix
As comédias “Férias Frustradas” e de “Férias no Trailer” acompanham famílias que criam muitas confusões quando põem o pé na estrada.
Onde assistir:
“Férias Frustradas”
Onde assistir: Apple TV – YouTube
“Férias no Trailer”
Onde assistir: Apple TV – Claro Video – HBO Go
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube