Crianças com superpoderes desvendam o mundo
Alessandra Lobato
Encantar-se com a ciência, ganhar forças com as perdas e acreditar na fantasia são superpoderes que as crianças têm e que, em geral, os adultos perdem com o tempo.
A seleção desta semana da Criançando traz um garoto árabe que descobre seus geniais antepassados, um menino com síndrome de Down que ensina o primo a não temer pesadelos e uma garotinha chinesa que ajuda um monstro a escapar das garras dos humanos.
“Nour e o Portal da História”
O que a gente sabe sobre a contribuição dos árabes para a história da ciência, medicina e astronomia? Nour é um garoto que descobre e nos convida a desvendar este universo quase desconhecido. Em cada um dos 30 episódios desta série de animação 3D produzida no Egito, Nour e a irmã viajam no tempo levados pelo tio inventor.
O desenho instiga a curiosidade de crianças e adultos ao apresentar personagens pouco conhecidos e o papel deles no progresso das ciências.
Onde assistir: “Nour e o Portal da História”
“As Fantasias de Nicolás”
Nicolás é um menino com Síndrome de Down que nos apresenta um mundo fantástico e cheio de possibilidades por meio de fantasias feitas pela mãe, que o transformam em pirata ou em um cavaleiro com armadura. Após a morte dela, ele tem a missão de mostrar ao primo David que os pesadelos também fazem parte dos sonhos.
“As Fantasias de Nicolás” traz uma história sensível que ressalta o respeito e a empatia e mostra que aqueles que buscam esconder emoções também vivem de fantasias. Com imagens em 2D e 3D, a animação mexicana traz a doçura e a magia da imaginação infantil.
Onde assistir: Disney+
“O Jardim Secreto”
O filme britânico é a oitava adaptação cinematográfica do livro da autora Frances Hodgson Burnett, que conta a história de Mary Lennox e Colin Craven. Após a morte dos pais, Mary precisa se mudar para a Inglaterra e morar com o tio Archibald Craven. Na mansão Yorkshire, ela conhece Colin, seu primo, que, desde a morte da mãe dele, está acamado por uma doença que não permite que ele caminhe. Juntos eles vão descobrir os mistérios do jardim secreto que não é aberto há muitos anos.
O longa mostra várias faces do luto e deixa isso claro também na fotografia. Ao tratar de momentos tristes, investe em tons mais escuros e pouca iluminação. Já as lembranças e as cenas no jardim ganham cores vivas e luminosidade. Na narrativa, “O Jardim Secreto” é um local lúdico para se entender as emoções das crianças, a dor e o processo de aceitar a perda dos pais. Nessa versão, o ator Colin Firth (vencedor do Oscar por “O Discurso do Rei”) interpreta o tio Archibald.
Onde assistir: Claro Video – Google Play – Looke – Microsoft Store – Now
“Abominável”
A órfã Yi decidiu se manter ocupada e afastada da família. Mas certo dia, ela encontra uma criatura em seu terraço, um grande Yeti. Yi e seus vizinhos Peng e Jin vão ajudar o Abominável Homem das Neves a retornar para o monte Everest. O monstrinho ao cantarolar para falar com a natureza consegue fazer coisas incríveis e grandiosas, que permitirão que eles enfrentem o milionário que capturou o Yeti.
“Abominável” encanta com a trilha sonora e a história de amizade e compreensão. Trazendo de forma lúdica e sentimental a passagem pelo luto da garotinha Yi, a narrativa é permeada de sensibilidade. O longa tem pontos em comum com “A Caminho da Lua” (2020), produção que concorre ao Oscar de Melhor Filme de Animação, em que a personagem Fei Fei busca superar a perda da mãe ao ir para o satélite natural. Além disso, as duas animações são ambientadas na China e têm personagens principais femininas e cativantes.
Onde assistir: TeleCine
“A Canção do Oceano” – Youtube
“Criança humana, o mundo tem mais tristezas do que se pode compreender”, diz um dos versos da música introdutória da animação irlandesa que conta a história dos irmãos Ben e Saoirse. Ele não consegue amar a irmã mais nova porque a associa ao desaparecimento da mãe. A animação 2D em traços rápidos e detalhistas traz a magia e a fantasia da mitologia céltica ao revelar que a pequena menininha é uma selkie, criatura capaz de se transformar em foca.
“A Canção do Oceano” é uma história carregada de emoção ao refletir sobre os sentimentos que guardamos como se fosse possível mantê-los em potes e esquecidos na prateleira. A animação é o segundo longa de Tomm Moore, que depois dirigiu “WolfWalkers”, que disputa o Oscar de Melhor Filme de Animação no próximo domingo.
Onde assistir: AppleTV – Claro Video – Google Play – YouTube
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube