Brinquedos e crianças se unem para enfrentar o mal

Alessandra Lobato

Os filmes em destaque na Criançando desta semana viajam ao passado e ao futuro, descobrem segredos e buscam novas formas de esperança. Por meio de técnicas simples de animação ou com os poderosos recursos da computação gráfica, as histórias mostram personagens enfrentando todo tipo de perigo. Se eles derrotam o mal, é porque combatem unidos.

 

 “Revolução na Terra dos Brinquedos”

Antes de alguém sequer sonhar que seria possível fazer animações em computadores, este filme muito, muito antigo imaginou brinquedos que ganham vida e dão início a uma grande aventura. Hoje, o curta, realizado por dois artistas tchecos em 1946, é considerado um avô de “Toy Story”.

O filme, que combina a técnica elementar de stop-motion e live action (filmagem com atores), narra a luta de bonecos, aviões, animais e outras criaturas de madeira contra um inimigo armado e quase invencível.

As imagens em preto e branco podem não atrair muito a atenção, mas a excelente animação artesanal e o ritmo alucinado da ação surpreendem até quem só é seduzido por alta tecnologia.

 

1946, 14 min

Livre

Onde assistir: Supo Mungam Plus

 

 

“Kid Cosmic”

Um menino aficionado por gibis intergalácticos encontra pedras poderosas que caíram com uma espaçonave. “Kid Cosmic”, na tentativa de ativá-las, faz cinco anéis e descobre que os poderes funcionam quando você deseja, mas não com tanta vontade. Ou, segundo o lema, do avô Papa G, “não pira, só respira”. 

Depois que descobre como as pedras cósmicas funcionam, Kid terá de enfrentar forças alienígenas para salvar o planeta. Mas será que ele está preparado para o papel de herói? Além de divertido, “Kid Cosmic” ensina que não adianta alguém ter um superpoder se não souber usá-lo.

2021, 10 episódios de 25 min

Livre

Onde assistir: Netflix 

 

“Cara, Cadê o Dragão?”

A animação chinesa conta a história dos animais do horóscopo chinês. Juntos, eles formam esse calendário antigo, cuja ordem foi decidida por meio de uma corrida entre eles. Cada animal influencia a personalidade das pessoas que nasceram nos anos nomeados de acordo com eles, só que alguns não conquistaram tal honra e ficaram irados com isso. 

Na narrativa, o dragão desapareceu há 500 anos, o que afetou desde o clima até as atitudes de quem nasceu no ano do dragão. A única pista é uma escama que o animal fantástico deixou e quem a encontra é a pequena Jen, uma menina teimosa. 

Em meio a muitas aventuras, a animação ajuda a decifrar aspectos da cultura chinesa de forma leve e divertida.

2015, 97 min

Livre

Onde assistir: Amazon Prime – NetMovies  – TeleCine

 

“Flora e Ulysses” 

Uma garotinha apaixonada por quadrinhos tem que abrir mão do mundo dos super-heróis e dar espaço à realidade quando o pai, um escritor de HQs sem sucesso, sai de casa. Flora entende que os heróis estão apenas na cabeça dela e que o verdadeiro perigo é a realidade à sua volta. Até que um esquilo é atropelado por um aspirador de pó e, ao ressuscitar, ganha superpoderes.

“Flora e Ulysses” traz várias releituras de cenas de longas de super-heróis ou frases épicas, dando um ar de nostalgia ao enredo. A história é um grito de esperança por dias melhores, com várias cenas engraçadas e outras que trazem um olhar infantil e reflexivo. Vale ressaltar que o filme é baseado no livro “As Aventuras de Flora e Ulysses”, da escritora infanto-juvenil Kate DiCamillo.

2021, 95 min

10 anos

Onde assistir: Disney+

 

Siga as Histórias de Cinema no FacebookInstagramTwitter e YouTube