Festival gratuito reúne 23 filmes para crianças
Alessandra Lobato
Vinte e três filmes para ver em um mês dá quase um por dia e ainda sobram algumas horas para dormir e sonhar. O festival Férias Brasileiras reúne uma seleção de títulos feitos no Brasil, ou seja, com histórias habitadas por personagens que são a nossa cara e que nos ajudam muito a descobrir quem a gente é. Nada mais importante nesses tempos em que todo mundo resolveu se estranhar. Todos os filmes serão exibidos gratuitamente na plataforma Looke. A Criançando destaca semana destacou três.
“Corda Bamba – História de uma Menina Equilibrista”
A pequena Maria vai morar com a avó após um trauma. Antes, ela vivia no circo junto com a madrinha Barbuda e o palhaço Foguinho. O picadeiro foi a casa dela desde que nasceu, lá ela aprendeu com seus pais a se equilibrar na corda bamba com uma sombrinha. Por isso, a mudança faz a menina refletir sobre sua vida.
Entre sonhos e devaneios, a garotinha equilibrista ao atravessar uma corda bamba vive o passado de seus pais até chegar no momento trágico que inquieta sua memória. O filme tem um ar melancólico ao expressar os sentimentos retraídos de Maria e um lado lúdico abastecido pelas lembranças circenses.
“Corda Bamba – História de uma Menina Equilibrista” descreve a dificuldade de se enfrentar traumas na infância e o processo de superação, além de discutir as desigualdades sociais. O longa é inspirado na obra da escritora Lygia Bojunga Nunes, autora de livros infanto-juvenis e ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen, pequeno Nobel literário.
Onde assistir: Looke
“Tito e os Pássaros”
O medo espalhado pela mídia sensacionalista invade a realidade de Tito, garoto de dez anos que quer entender a língua dos pássaros, assim como o pai dele, que foi embora após um acidente. Esse sentimento que se espalha pelas ideias e gera surtos na população só pode ser resolvido pelos pombos da cidade, criaturas livres, porém rejeitadas.
“Tito e os Pássaros” é uma animação profunda que descreve em forma de desenhos o poder do medo sobre as pessoas. Quando contaminadas se tornam pedras, um modo de mostrar a anulação de suas vidas. A ambientação evoca uma pintura a óleo de traços rápidos e poucos detalhes, que dão um ar tenebroso com cores fortes e escuras.
Onde assistir: Looke
“O Segredo dos Diamantes”
Nesse longa, do mesmo diretor de “Menino Maluquinho” e “Pequenas Histórias”, ambos exibidos no festival, o interior de Minas Gerais se torna o ambiente de uma caça ao tesouro. Assim, tumbas são substituídas por igrejas e múmias dão lugares a santos que escondem diamantes da época do Brasil colônia. Na história, Ângelo vai passar as férias na casa da avó, mas durante o percurso ele e sua família sofrem um acidente de carro.
Para ajudar o pai que ficou gravemente ferido, Ângelo decide procurar os diamantes do Padre Oliveira que foi acusado de contrabando pelos portugueses por escondê-los para que as riquezas ficassem no Brasil. Junto com seus amigos Júlia e Carlinhos, ele vai decifrar as pistas e viver altas aventuras para salvar o pai.
Onde assistir: Looke
Confira os outros títulos selecionados:
“Bruxarias”
“Detetives do Prédio Azul – o Filme” (25 a 28/2)
“Detetives do Prédio Azul – O Mistério Italiano” (de 1 a 4/3)
“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”
“Menino Maluquinho – O Filme” (exibição até 11/3)
“Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (de 11/3 a 25/3)
“Peixonauta: Agente Secreto da O.S.T.R.A.”
“Por Que não tenho um Xerimbabo?”
“Tainá – a Origem” (13 e 14/3 – 20 e 21/3)
“Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (27 e 28/2 e 6 e 7/3)
“Tainá – A Aventura Continua” (6 e 7/3 – 13 e 14/3)
“Turma da Mônica – Laços” (de 5 a 8/3)
Onde assistir: Looke
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube