Buñuel, 121, já está a anos-luz

Anarquista, surrealista, subversivo, ateu, anticlerical.

Os adjetivos sempre usados para qualificar o diretor espanhol Luis Buñuel (1900-1983) não deixam de valer também para mantê-lo longe de qualquer lista de artistas inofensivos.

Três filmes seus foram indicados ao Oscar: “Tristana”, “O Discreto Charme da Burguesia”, que venceu o prêmio de filme estrangeiro, e “Esse Obscuro Objeto do Desejo”. Os dois últimos também deram ao cineasta espanhol indicações na categoria de roteiro, na companhia do sempre fiel Jean-Claude Carrière.

Mas, caso estivesse vivo, seus filmes, provavelmente, não seriam produzidos, ou ele, facilmente, seria julgado e condenado como “tarado”.

Assistir aos filmes dele hoje, dia dos 121 anos do nascimento desse artista inquietante, nos leva a perceber como, em poucas décadas, regredimos séculos.

 

“O cinema é uma arma maravilhosa e perigosa quando manejada por um espírito livre. Trata-se do melhor instrumento para expressar o mundo dos sonhos, das emoções, do instinto. O mecanismo produtor de imagens cinematográficas, por sua maneira de funcionar, é, entre todos os meios de expressão humanos, o que mais se assemelha ao espírito do homem, ou melhor, aquele que imita melhor o funcionamento do espírito durante o sonho”.

(Luis Buñuel, 1953)

“A vanguarda de Buñuel é revolucionária no sentido forte, destrutivo e reconstrutivo, do termo. Baseada na revolta, no ódio à mentira piedosa ou não, ela confia no homem liberado dos falsos ídolos e postula que o mundo pode e deve ser mudado. Esta vanguarda preservará sua razão de ser, sua atualidade permanente, seu prodigioso fermento de esperança, sua explosiva e escandalosa beleza enquanto a sociedade que a nutriu e contra a qual ela se revoltará continuar a ser o que ela é: dirigida por princípios ideais cuja função geral oficial consiste em mascarar a realidade profunda dos fenômenos.”

(Freddy Buache, 1960)

 

Confira os filmes de Buñuel disponíveis no streaming:

“Subida ao Céu” (1952)

Onde assistir: Looke – NetMovies (grátis)

 

“A Ilusão Viaja de Trem” (1954)

Onde assistir: Oldflix

 

“Ensaio de um Crime” (1955)

Onde assistir: Oldflix

 

“A Morte no Jardim” (1956)

Onde assistir: Looke – NetMovies (grátis) – TeleCine

 

“Nazarín” (1959)”

Onde assistir: Looke – NetMovies (grátis)

 

“O Anjo Exterminador” (1962)

Onde assistir: Belas Artes à la Carte

 

“O Diário de uma Camareira” (1964)

Onde assistir: Looke  – NetMovies (grátis)

 

“A Bela da Tarde” (1967)

Onde assistir: AppleTVLooke – GooglePlayMicrosoft StoreNetMovies (grátis) – OldflixTeleCine

 

“A Via Láctea” (1969)

Onde assistir: TeleCine

 

“Tristana, uma Paixão Mórbida” (1970)

Onde assistir: TeleCine

 

“O Fantasma da Liberdade” (1974)

Onde assistir: TeleCine

 

Siga as Histórias de Cinema no FacebookInstagramTwitter e YouTube