A natureza fala e grita nas animações
por Alessandra Lobato
Os animais são os elementos da natureza com os quais nós, humanos pequenos ou grandes, nos identificamos de cara. Quando viram personagens de filmes, eles nos colocam no lugar de quem vive as ameaças de perto, de quem sente na pele a destruição do ambiente. E mostram que queimar o lugar deles é igual a botar fogo na nossa própria casa. A Criançando desta semana destaca animações em que a natureza fala, nos atrai com seus encantos e lembra que quem avisa amigo é.
“Xico, o Cachorro Mágico”
A animação mexicana narra a história de Copi, Gus e Xico. Juntos, eles precisam salvar a natureza de empresários que só pensam em destruí-la para conseguir minerais raros. Mas um mistério permeia a cidadezinha que tem uma montanha mágica protegida por animais falantes.
Eles precisam entrar na montanha e, com as três pedras dos guardiões, encontrar o mensageiro que irá salvá-los das máquinas. Em sua trajetória até o centro da terra, Copi e Gus se deparam com um Xico falante e cheio de poderes. O filme se inspira na mitologia asteca ao contar sobre a origem do cãozinho e o poder da natureza.
O longa destaca o modo como os astecas, povo originário do México, encaravam a natureza, incluindo a representação de seus deuses na forma de animais. “Xico, o Cachorro Mágico” critica a ambição desmedida que só enxerga a natureza como algo a ser explorado.
2020, 85 min
Livre
Onde assistir: Netflix
“Wolfwalkers”
Robyn é uma garotinha inglesa que se mudou juntamente com seu pai, um caçador de criaturas selvagens, para uma cidade da Irlanda. O Lorde Protetor quer extinguir a alcateia para destruir a floresta, mas existe uma lenda, os wolfwalkers, pessoas que podem conversar com os lobos e que ao adormecerem se transformam em um deles.
Robyn vai até a floresta para caçar, mas encontra com Mebh, uma menininha wolfwalker, que sem querer acaba lhe dando uma dentada. Ela se torna uma loba e conhece a liberdade de se fazer parte da natureza e entende que a caça não é uma solução. Juntas, elas vão ter que impedir que o Lorde Protetor destrua o lar da alcateia.
A animação 2D tem traços rústicos que lembram um caderno de desenhos com seus esboços. O filme traz personagens cativantes, além da emoção de uma amizade verdadeira entre pessoas diferentes. “Wolfwalkers” concorre como Melhor Animação ao Globo de Ouro, que será anunciado em 28/2.
Irlanda/Luxemburgo/França/Dinamarca/EUA/Reino Unido, 2020, 103 min
10 anos
Onde assistir: AppleTV
“O Tempo com Você”
O anime de Makoto Shinkai, mesmo diretor de “Your Name” (2016), traz a história de Hodaka, um garoto que fugiu de casa e foi para Tóquio. Ao tentar sobreviver na acelerada e assustadora capital, ele consegue um emprego em uma pequena editora para escrever sobre lendas urbanas.
Em busca pela garota-Sol, Hodaka conhece Hina, que é capaz de mudar o tempo chuvoso do Japão com um pedido para o céu. Juntos, eles buscam mudar o clima para alegrar as pessoas que já estão fartas das manhãs nubladas e noites frias durante o verão. Mas descobrem que o céu é um lugar mais desconhecido que o oceano e está cheio de mistérios.
A animação conta o mito da Dama do Tempo, que tem uma ligação direta com o céu, mas seus pedidos têm um preço e seu futuro pode ser trágico. A ilustração em traços minuciosos encanta mostrando detalhes da chuva caindo no asfalto e transforma o vento levando os cabelos de Hina em pura poesia.
Japão/China, 2019, 112 min
12 anos
onde: AppleTV – Google Play
Siga as Histórias de Cinema no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube