Criançando leva a viagens de descobertas

As viagens são formas de descobrir o mundo, de conhecer e, claro, podem se tornar grandes aventuras. Os três filmes em destaque nesta semana na seção Criançando seguem um garoto fascinado pela ciência, mostram o mundo tradicional de povos andinos e trazem de volta um passado mágico para tentar iluminar nosso presente sombrio.

 

“Uma Viagem Extraordinária”

O filme de Jean-Pierre Jeunet, diretor do todo-mundo-adora “O Fabuloso Destino De Amélie Poulain” (2001), conta a história de T.S. Spivet, um garoto de dez anos superdotado e fascinado pela ciência. Ele vive com a família mora em um rancho em Montana, no interior dos Estados Unidos, um lugar de imensos horizontes e longe dos muros de concreto das metrópoles.

T.S. Spivet em sua busca pelo conhecimento elabora a construção de uma máquina de movimento perpétuo. Ele acaba ganhando um prêmio de um museu e para recebê-lo, decide fugir de casa. Em sua trajetória, o pequeno reflete sobre acontecimentos da sua infância e sua vivência com sua família.

As narrações feitas por Spivet lembram um livro de memórias ao detalhar as montanhas e cômodos da casa, além de registrar suas sensações e sentimentos. A fotografia do filme também é detalhista, ao focar em objetos e insetos empalhados, e encantadora, ao explorar as paisagens exuberantes. Não por acaso, o filme venceu o César de Melhor Fotografia, o prêmio mais importante do cinema francês.

2013, 115 min, 10 anos

onde assistir: Amazon Prime

 

“Pachamama”

Tepulpaï é um menino de uma aldeia andina e irá fazer sua primeira oferenda a Pachamama, a mãe terra. Os aldeões seguem o espírito do Grande Condor e acreditam que dar oferendas a Pachamama os protege. A animação mostra uma característica dos povos da Cordilheira dos Andes, que buscavam com sua crença agradecer pelo alimento que a terra oferece.

No filme, o cobrador do Grande Inca aparece na vila e rouba a Huaca, talismã que protege a aldeia, e a leva para Cusco para entregar ao imperador. Tetulpaï decide ir até a capital do Império Inca para recuperá-la.

Contudo, a cidade acaba sendo atacada pelos “deuses com pele de metal” que estão em busca de ouro. “Pachamama” fala da exploração realizada pelos espanhóis nas Américas e a importância de conhecer e respeitar as crenças e tradições.

2018, 72 min, 10 anos

onde assistir: Netflix

 

 “O Menino que Queria Ser Rei”

O filme retoma a lenda do Rei Arthur ao contar a história de Alex, um garoto dos dias de hoje que sofre bullying na escola, mesmo quando tenta fazer o que é certo. Um dia ele encontra a antiga espada mágica Excalibur e, ao tirá-la da pedra, traz de volta à vida Morgana, a meia-irmã de Arthur.

Tristeza, medo, crise e guerra são características do mundo que trouxeram Morgana de volta. Apenas Alex e seus cavaleiros podem impedi-la.

“O Menino que Queria Ser Rei” viaja na fantasia para falar de um presente em que as ameaças são reais e ainda não sabemos como enfrentá-las.

2019, 120 min, livre

onde assistir: AppleTV – Google Play – Now

 

Siga as Histórias de Cinema no FacebookInstagramTwitter e YouTube