O horror para dar fim ao ano horrível

Para encerrar o pior ano das nossas vidas que tal mergulhar numa seleção de filmes de terror?

Afinal, neste gênero, um dos mais produtivos e estimulantes do cinema contemporâneo, a gente nunca sabe se o pior está por vir.

 

“O que Ficou para Trás”

O clássico tema da casa mal-assombrada ganha forte conotação social nesse terror sobre um casal sudanês que sobrevive aos riscos da travessia do Mediterrâneo e obtém asilo na Inglaterra, onde se torna refém de outro tipo de pesadelo.

Onde assistir: Netflix

 

“Host”

Um grupo de amigas se reúne no Zoom para uma sessão espírita à distância, mas a brincadeira sai do controle quando uma entidade também decide participar. Depois de assistir a esse terror conciso, vai ser difícil entrar numa live sem ter medo de não sair vivo.

Onde assistir: AppleTV

 

#Alive

Uma epidemia transforma os sul-coreanos em canibais. E um jovem só consegue sobreviver trancando-se no apartamento. Qualquer semelhança com nosso isolamento social não é mera coincidência.

Onde assistir: Netflix

 

“O Chalé”

Duas crianças e uma madrasta do mal em um chalé isolado por uma nevasca. Em vez de sustinhos baratos, essa história explora a tensão progressiva e os cantos escuros da casa e das nossas mentes, onde os fantasmas da infância adoram se esconder.

Onde assistir: AppleTV  – Google PlayHBO Go  – Looke

 

“Vozes”

A família, um dos alvos favoritos do terror, e a maldição, outro tema recorrente do gênero, combinam-se nessa produção que honra a tradição gótica espanhola. A elaborada cenografia e o uso do som como elemento narrativo elevam “Vozes” muito acima do óbvio.

Onde assistir: Netflix

 

“A Cor que Caiu do Espaço”

Uma adaptação psicodélica de um conto de H.P. Lovecraft protagonizada por Nicholas Cage tinha mais de um motivo para não dar certo. Mas o tema meio fora de moda da invasão alienígena volta a ser tão improvável quanto divertido nessa história sobre a queda de um meteorito que tinge tudo e todos de púrpura.

Onde assistir: TeleCine

 

“Antebellum – A Escolhida”

A fertilidade do terror como alegoria política ganhou novo fôlego em tempos de guerras culturais. Neste longa dos mesmos produtores “Corra” (2017), os traumas históricos ressurgem para uma escritora negra forçada a reviver os horrores da escravidão.

Onde assistir: AppleTV  – Google PlayLooke  – Microsoft  – Now

 

“A Caçada”

A polarização política é levada ao extremo nesta sátira agressiva sobre um grupo de supremacistas progressistas que caça e elimina quem ousa ostentar opiniões racistas e negacionistas. O roteiro astuto da dupla Damon Lindelof e Nick Cuse força a caricatura para demonstrar como “bem” e “mal” são ideias mais que perigosas.

Onde assistir: Google PlayLooke  –  TeleCine

 

“Maria e João: o Conto das Bruxas”

As histórias infantis são mananciais infinitos de fantasias e medos. Esta versão do conto tradicional dos Grimm sobre duas crianças seduzidas por uma bruxa não se resume a colorir um tema desbotado. O que ela mostra é que os mitos nunca deixam de ser atuais.

Onde assistir: AppleTV  – LookeMicrosoftNowTeleCine

 

“A Casa do Terror”

Um “slasher” ambientado numa atração do tipo trem fantasma é a premissa deste longa baratíssimo dirigido pela dupla de roteiristas de “Um Lugar Silencioso”. Os fãs do subgênero não costumam se preocupar muito com originalidade. Mas quem tem sede de sangue encontrará litros para se saciar.

Onde assistir: Amazon Prime

 

 

Siga as Histórias de Cinema no FacebookInstagram e Twitter